segunda-feira, 10 de julho de 2017

Cantigas de Roda

Trabalhando com a cantiga de roda "A linda rosa juvenil"


Aproveitando a ludicidade do tema, preparei com muito carinho a sequencia de atividades abaixo.

As cantigas de roda fazem parte da infância, antes mais que hoje, mas isso pode ser resgatado, e não há lugar melhor pra isso que na escola. Hoje é bem mais difícil de vermos crianças brincando de roda, ou de cirandas como também são conhecidas, e a escola tem um papel importante para que esta brincadeira sadia não caia no esquecimento.

Sabemos que os textos de memória como trava-línguas, parlendas, quadrinhas e adivinhas são uma forma eficaz de levar à criança ao aprendizado do sistema de escrita, à leitura, ao aumento do vocabulário, a interação, etc. Assim também acontece com o trabalho com a música.

A música está muito ligada a brincadeira, ao lúdico, colabora com a formação do afeto entre cuidador e criança, pode trazer bem-estar, relaxar, descontrair, alegrar.

Outras músicas de roda muito conhecidas são o cravo e a rosa, o sapo cururu, se essa rua fosse minha, dentre outras, trazidas pelo conhecimento popular e passadas de geração em geração. São cantigas simples de fácil aprendizado pelas crianças e que podem vir a fazer parte dos momentos de recreação dos alunos mesmo fora da sala de aula ou da escola.

A proposta envolve o trabalho da música "A linda rosa juvenil". Uma forma musicalizada do conto "A Bela Adormecida", através de atividades em sala, das brincadeiras de roda, da contação de história, rodas de conversa, e encerramento com a apresentação do teatro infantil. Para este existem muitas ideias no You Tube, da uma passada lá e monte seu teatrinho com seus alunos.

Abra a imagem antes de baixar e imprimir. Uma dica legal é baixar as imagens e colar no Word. Assim você pode alterar o tamanho da forma que achar mais interessante.

Quem quiser salvo em PDF pode deixar seu e-mail nos comentários.


Capa


Página 1


Página 2


Página 3


Página 4


Página 5

Página 6


Página 7


Página 8


Página 9



Página 10


Página 11


Página 12


Página 13


Página 14

11 comentários:

Os comentários são unica e exclusivamente da responsabilidade de seu autor. Assim o blog não se responsabiliza por qualquer comentários, atos ou ações de terceiros dentro do blog em qualquer das postagens.